terça-feira, 22 de maio de 2012

Câmara processada por demolir edifício do Estado nas Devesas


A Refer processou a Câmara de Gaia por um crime de abuso de poder, contestando a demolição de um edifício que fazia parte do complexo ferroviário da estação das Devesas. A Autarquia alega que o imóvel estava "em risco de ruína iminente", constituindo um "perigo público". A relação entre a Câmara Municipal de Gaia e a Refer continua a degradar-se e chega, agora, à esfera judicial, quase um mês depois da autarquia também ter admitido recorrer aos tribunais para resolver a polémica em torno da cedência de terreno para a construção da Circular do Centro Histórico

"A Refer recebeu, no dia 9 de Março, uma notificação da Câmara de Gaia, comunicando a posse administrativa de um edifício pertencente ao domínio público ferroviário. Na mesma notificação, foi ainda comunicada a decisão de proceder à sua demolição, o que teve lugar no passado dia 15 (terça-feira). Tratando-se de um edifício do Estado, que se encontra sob gestão da Refer, esta avançou de imediato com as iniciativas judiciais que se impunham", explicitou, em comunicado, a empresa.

"Desafia-se a Refer a revelar publicamente fotografias que revelem o estado da conservação e higiene em que se encontrava a referida casa, no momento da sua demolição", insurgiu-se a Autarquia, também em comunicado, enviado à Lusa. No mesmo documento, a Câmara diz que "a atitude omissa da Refer viola vários preceitos regulamentares e legais", sublinhando que a empresa deveria ter uma "atitude mais responsável" face ao "estado de ruína e degradação a que deixou chegar muito do seu património".

A Refer contesta. Afirma tratar-se de um crime de abuso de poder, quer que os responsáveis sejam punidos e que seja reposta a "legalidade violada" .

Desde o início do mês passado que as relações entre a Câmara de Gaia e a Refer azedaram, na sequência de uma visita do presidente da Câmara à estação das Devesas, que designou de "pardieiro indigno". Na altura, Luís Filipe Menezes garantiu que ia "obrigar" a empresa a "pôr cobro à vergonhosa situação que se vive na estação das Devesas".

in Jornal de Noticias

Carla Gaspar
12497


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.